Hipertensão Arterial Sistêmica e suas Complicações

Dissecção da Aorta

A dissecção da aorta é uma emergência cardiovascular que se manifesta pela ruptura da camada íntima da aorta, fazendo com que o sangue infiltre-se entre as camadas da parede arterial, formando um“canal falso”. Isso pode prejudicar o fluxo de sangue para órgãos importantes e causar complicações sérias, como insuficiência do coração, acidente vascular cerebral e pressão no coração (tamponamento).

Quais são os Sintomas da Dissecção da Aorta?

Quais são os Sintomas da Dissecção da Aorta

A dissecção apresenta-se com dor súbita, intensa e lancinante no peito, frequentemente descrita como “sensação de rasgamento”, podendo irradiar conforme a extensão da dissecção. Outros sintomas incluem síncope, insuficiência renal ou cardíaca, alterações neurológicas e diferença no pulso entre os braços ou pernas. 

Para diagnóstico da dissecção de aorta, realizamos exames de imagem como tomografia computadorizada com contraste, ressonância magnética e ecocardiografia transesofágica, que permitem identificar a extensão da dissecção e o comprometimento das estruturas adjacentes. A radiografia de tórax pode evidenciar alargamento do mediastino em muitos casos.

A depender da localização da dissecção, o tratamento pode variar entre intervenção cirúrgica ou controle clínico da pressão arterial com betabloqueadores. O diagnóstico e tratamento da dissecção da aorta devem ser realizados com um cardiologista de confiança e devem ser constantes. Priorize sua saúde.