Hipertensão Arterial Sistêmica e suas Complicações

AVC

AVC

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) ocorre quando os vasos responsáveis por levar sangue ao cérebro são interrompidos, impedindo a circulação sanguínea e causando paralisia na região cerebral afetada.

Crise hipertensiva

Crise Hipertensiva

A crise hipertensiva é um aumento súbito e muito elevado da pressão arterial, geralmente acima de 180/120 mmHg. Ela pode ser dividida em dois tipos principais: urgência hipertensiva e emergência hipertensiva

Dissecção da Aorta

Dissecção da Aorta

A dissecção da aorta é uma emergência cardiovascular que se manifesta pela ruptura da camada íntima da aorta, fazendo com que o sangue infiltre-se entre as camadas da parede arterial, formando um“canal falso”. Isso pode prejudicar o fluxo de sangue para órgãos

Doença Arterial Coronariana (DAC)

Doença Arterial Coronariana (DAC)

A doença arterial coronariana (DAC) é caracterizada pelo estreitamento ou obstrução das artérias coronárias devido ao acúmulo de placas ateroscleróticas, o que reduz o fluxo sanguíneo e o fornecimento de oxigênio ao músculo cardíaco.

Insuficiencia cardicada hipertensiva

Insuficiência Cardíaca Hipertensiva

A insuficiência cardíaca causada pela hipertensão ocorre quando a pressão alta não controlada acomete o músculo do coração ao longo dos anos. A pressão elevada força o ventrículo esquerdo a trabalhar mais, o que inicialmente faz a parede do coração engrossar para compensar.