O tabagismo é uma doença crônica marcada pela dependência da nicotina, substância presente no cigarro, charuto e outros produtos derivados do tabaco. A nicotina age no cérebro, estimulando a liberação de dopamina, o que provoca sensações de prazer e faz com que o hábito se torne cada vez mais difícil de abandonar.
Além dos efeitos da nicotina, fatores sociais, culturais e comportamentais também influenciam o início e a manutenção do tabagismo. A fumaça do cigarro contém cerca de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo várias cancerígenas e gases prejudiciais que afetam todo o organismo.
Quando falamos sobre riscos cardiovasculares dos vasos sanguíneos, o cigarro é um dos principais fatores de risco para doenças como hipertensão, infarto, AVC e problemas circulatórios.
As substâncias tóxicas do tabaco causam inflamações nos vasos, prejudicam a circulação e aceleram o processo de aterosclerose, além de prejudicar processos cicatriciais.
A prevenção do tabagismo envolve ações para evitar que as pessoas comecem a fumar e programas estruturados de apoio para quem deseja parar, além de priorizar estar com pessoas que não fumam, evitando gatilhos externos.
O tratamento pode incluir terapia psicológica, medicamentos que reduzem a dependência e a Terapia de Reposição de Nicotina (TRN), sempre com acompanhamento médico.
Parar de fumar traz benefícios imediatos e contínuos para a saúde do coração e reduz de forma significativa o risco de doenças cardiovasculares.
Desenvolvido por Doro Consult | Todos os direitos reservados ©.
Contato
(11) 4562-0151
(11) 4562-0152
Desenvolvido por Doro Consult
Todos os direitos reservados ©.