Doenças Cardiovasculares

Hipercolesterolemia

A hipercolesterolemia é uma condição clínica caracterizada pela elevação dos níveis séricos de colesterol, especialmente do LDL-colesterol, conhecido como “colesterol ruim”. Embora o colesterol seja essencial para funções fisiológicas como a síntese de hormônios esteroides e vitamina D, o aumento persistente do LDL favorece a deposição de placas ateroscleróticas nas paredes arteriais, elevando o risco de eventos cardiovasculares. 

As causas da hipercolesterolemia são multifatoriais, envolvendo tanto fatores genéticos — como a hipercolesterolemia familiar, uma condição hereditária que provoca elevações severas e precoces do LDL — quanto fatores ambientais e comportamentais, como dieta rica em gorduras saturadas, sedentarismo, além de comorbidades associadas, como hipotireoidismo e diabetes mellitus.

A hipercolesterolemia, em sua forma mais comum, é uma condição assintomática, o que a torna particularmente perigosa, pois o paciente geralmente não apresenta sinais clínicos até que ocorram complicações cardiovasculares graves, como infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral.

Como Diagnosticar
e Tratar a Hipercolesterolemia?

Como Diagnosticar e Tratar a Hipercolesterolemia

O diagnóstico da hipercolesterolemia é feito, principalmente, por meio de exames de sangue. Durante a consulta, também avaliamos sinais clínicos como xantomas (acúmulo de gordura na pele ou tendões) e xantelasmas (manchas amareladas nas pálpebras), além de investigar se há casos na família de colesterol alto ou doenças cardiovasculares em idade precoce.

O tratamento da hipercolesterolemia exige uma abordagem completa, que envolve tanto mudanças no estilo de vida quanto, quando necessário, o uso de medicamentos. 

Para pessoas com níveis muito altos de LDL, conhecido como “mau colesterol”, e maior risco de doenças cardiovasculares, o uso de medicamentos é indicado.

O importante é sempre manter os exames cardiovasculares em dia, para que estas e outras condições sejam prevenidas e, caso diagnosticadas, tratadas corretamente.