A taquicardia ventricular (TV) é uma arritmia cardíaca grave que provoca batimentos muito rápidos nos ventrículos, geralmente acima de 120 por minuto.
Isso compromete a capacidade do coração de bombear sangue de forma eficiente. Pode durar poucos segundos ou se prolongar, incluindo sintomas como palpitações intensas, tontura, fraqueza, falta de ar e dor no peito.
A Taquicardia Ventricular geralmente está ligada a doenças cardíacas, como infarto e cardiomiopatias, desequilíbrios de eletrólitos, uso de drogas estimulantes, medicamentos, cicatrizes de cirurgias ou condições genéticas.
A abordagem depende do tipo e da gravidade do quadro. Em emergências, utiliza-se cardioversão elétrica e medicamentos intravenosos. Para prevenir novos episódios, podem ser indicados a ablação por cateter ou o implante de um desfibrilador (CDI), além do uso de medicações contínuas.
Pacientes sem doenças cardíacas graves costumam responder bem ao tratamento, especialmente à ablação.
Uma das preocupações dos pacientes é a durabilidade deste tratamento. Crises agudas podem ser resolvidas rapidamente, mas o cuidado a longo prazo é necessário para prevenir recorrências e ajustar o protocolo conforme a evolução do quadro.
A taquicardia ventricular exige atenção imediata e acompanhamento especializado. Com as abordagens corretas, é possível controlar a arritmia, evitar complicações graves e manter uma boa qualidade de vida.
Desenvolvido por Doro Consult | Todos os direitos reservados ©.
Contato
(11) 4562-0151
(11) 4562-0152
Desenvolvido por Doro Consult
Todos os direitos reservados ©.