A miocardiopatia isquêmica é uma condição resultante pela disfunção do músculo cardíaco (miocárdio) devido à redução crônica do fluxo sanguíneo, causada pela obstrução das artérias coronárias, geralmente por aterosclerose. Essa redução do fornecimento de oxigênio ao miocárdio causa um dano progressivo ao tecido cardíaco, comprometendo sua capacidade de contração e o bombeamento eficaz do sangue.
Os principais fatores de risco para o desenvolvimento da miocardiopatia isquêmica incluem hipertensão arterial, diabetes mellitus, dislipidemia, tabagismo, sedentarismo e predisposição genética.
O diagnóstico baseia-se na avaliação clínica, exames laboratoriais, eletrocardiograma, ecocardiografia e métodos de imagem, como a angiografia coronariana, que auxiliam na identificação da extensão da doença e no planejamento do tratamento.
Para tratar, podemos realizar um controle rigoroso dos fatores de risco envolvidos, realizar o manejo de medicamentos para melhora da perfusão miocárdica e função cardíaca, além de intervenções percutâneas e cirúrgicas quando necessário.
O cuidado com a saúde do coração começa nos bons hábitos e no acompanhamento frequente com o seu cardiologista de confiança.
Desenvolvido por Doro Consult | Todos os direitos reservados ©.
Contato
(11) 4562-0151
(11) 4562-0152
Desenvolvido por Doro Consult
Todos os direitos reservados ©.