A aterosclerose é uma condição inflamatória crônica com origem multifatorial, sendo caracterizada por danos ao endotélio (camada de células que reveste o interior dos vasos sanguíneos), acometendo principalmente a camada interna das artérias de médio e grande calibre.
Isso ocorre pois, ao longo do tempo, partículas de gordura chamadas LDL (conhecidas como “colesterol ruim”) se acumulam na parede interna das artérias, podendo sofrer alterações que desencadeiam uma reação inflamatória. Este processo forma placas que estreitam ou endurecem as artérias, potencializando o risco de problemas graves, como ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.
Do ponto de vista epidemiológico, a aterosclerose é a principal causa de doenças cardiovasculares e mortes relacionadas no Brasil. Por isso, é essencial fazer uma estratificação de risco para identificar quem tem maior chance de desenvolver eventos cardiovasculares nos próximos 10 anos, principalmente pessoas com doença já manifesta ou fatores de risco equivalentes, como diabetes.
A aterosclerose envolve processos complexos, como disfunção do endotélio, inflamação e estresse oxidativo, que também se relacionam com outras condições clínicas, como hipertensão e disfunção erétil.
Lembre-se de realizar exames periódicos e de manter o acompanhamento com o seu cardiologista.
Desenvolvido por Doro Consult | Todos os direitos reservados ©.
Contato
(11) 4562-0151
(11) 4562-0152
Desenvolvido por Doro Consult
Todos os direitos reservados ©.